apitomossoroense.blogspot.com "DE OLHO NO APITO ARBITRAGEM MOSSOROENSE"

Sejam todos bem vindos ao apitomossoroense.blogspot.com, este blog é destinado para divulgação do trabalho da arbitragem amadora e profissional, e também para divulgação dos campeonatos em nossa cidade. Quem quiser divulgar alguma coisa relacionada ao esporte pode enviar para: antoniorivelino@hotmail.com ou maxrobertotricolor@hotmail.com , não esqueça de colocar o nome e o local. Nos sentimos honrados em poder ajudar.

SITES QUE SEGUIMOS: www.fnf.org.br , www.cbf.com.br

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SITUAÇÃO GOL NÃO GOL!


categoria Teses e Conceitos qua, 17/08/11por leonardo.gaciba |

Neste fim de semana aconteceu uma jogada inusita na partida entre Bragantino x Salgueiro!
No segundo gol do Bragantino a bola bateu no travessão e desceu, ultrapassando completamente a linha de gol e quase voltou para o jogo. Esta situação é chamada na regra do jogo de “gol não gol”!
 Existe uma orientação recente para árbitros e assistentes que ainda não foi completamente assimilada!

Primeiro: O mais importante é confirmar ou não o gol de forma precisa , mas a forma padronizada pela FIFA não está sendo seguida ou por desconhecimento, falta de treinamento para automatização ou (isto é o pior) pelo regionalismo indevido onde alguns Estados passam orientações equivocadas a seus filiados ou criam suas próprias leis e estes erram no campeonato Brasileiro!

Segundo: O procedimento correto: Nestes casos, assim que visualiza que a bola ultrapassou completamente a linha de gol, o assistente deve erguer a bandeira (não balançar, isso não é falta!) para informar ao árbitro do jogo que na sua opinião a bola está fora de jogo. Assim que o árbitro fizer contato visual deve apitar firmemente e apontar o centro do campo, o assistente baixa a bandeira e corre para o centro do gramado normalmente para confirmar sua informação.

Terceiro: Tenho visto de tudo  neste Brasileiro, assistentes correndo com a bandeira erguida, árbitros indo em direção da bola ao invés de ir para o centro do campo, bandeira tremulando seu instrumento, ou seja, não há uma padronização. Melhor, a instrução para a padronização  já foi dada em todo Brasil, mas o procedimento correto não está sendo tomado causando mais confusão pelos campos.

                                                              FONTE: BLOG DO GACIBA-SPORTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário