apitomossoroense.blogspot.com "DE OLHO NO APITO ARBITRAGEM MOSSOROENSE"

Sejam todos bem vindos ao apitomossoroense.blogspot.com, este blog é destinado para divulgação do trabalho da arbitragem amadora e profissional, e também para divulgação dos campeonatos em nossa cidade. Quem quiser divulgar alguma coisa relacionada ao esporte pode enviar para: antoniorivelino@hotmail.com ou maxrobertotricolor@hotmail.com , não esqueça de colocar o nome e o local. Nos sentimos honrados em poder ajudar.

SITES QUE SEGUIMOS: www.fnf.org.br , www.cbf.com.br

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ATENÇÃO: PÊNALTI NÃO É IGUAL A CARTÃO!



por leonardo.gaciba |
                  Um critério que sempre me incomodou (sempre disse isso em debates com árbitros) foi o fato da “lei” criada em que todo pênalti deve vir junto com a apresentação de cartão amarelo.
Tenho visto que a aplicação do cartão amarelo é quase que automática; os árbitros parecem estar querendo dizer que estão convictos da marcação da penalidade máxima e por este fato mostram o cartão para o suposto faltoso. É a mesma tese da simulação! O fato de haver a queda dentro da área de um atacante, não determina necessariamente uma simulação.
 Relativo a simulação, brincava com uma tese onde meu filho, então com 6 anos deveria olhar a jogada e dizer: ”Papai o titio se atirou!”, aí, e só assim, aplicaria a advertência. Brincando, falo sério. A simulação é uma jogada onde o árbitro deve ter 100% de convicção que o jogador procurou lhe ludibriar para puní-lo com cartão amarelo. Em palestras dizia que a certeza deveia ser a mesma da apresentação de um cartão vermelho por situação clara e manifesta de gol. 1% de incerteza não puna!
Quando um jogador defensor comete uma das faltas puníveis com tiro lire direto dentro da área de pênalti sua equipe deve ser punida com um tiro desde a marca de pênalti a 11 metros do gol. PRONTO, aí está a ÚNICA diferença de um pênalti e um tiro livre direto  fora da área: O ESPAÇO FÍSICO DELIMITADO NA REGRA.
Atenção com excessos e omissões, critério nas decisões sempre foi o grande segredo de uma boa arbitragem.

FONTE: BLOG DO GACIBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário